CLICK IPIRANGA

CLICK IPIRANGA

Em Ipiranga, a 256 km de Teresina, 34 candidatos concorrem a uma das nove vagas na Câmara Municipal. Entre estes, o candidato surdo Benedito Avelino Leal (PSDB) que através de uma tradutora da Língua Brasileira de Sinais (Libras) divulga propostas à população em busca de participação democrática das pessoas com algum tipo de necessidade especial.
Gesticulando e emitindo sons que desejam comunicar, o candidato conhecido como Bené prevê melhorias principalmente na área de acessibilidade. "Uma das principais preocupações dele é a questão da falta de rampas de acesso aos portadores de necessidade especiais. Na escola em que ele estuda tem um rapaz que é cadeirante e como não existem ônibus adaptados e nem rampa de acessibilidade a locomoção é bem complicada", conta a tradutora de Libras, Zilma Carvalho.
Além da construção de rampas em igrejas e nas escolas, o candidato da "Frente popular do bem" também prevê a construção de um centro de atendimento às pessoas com deficiência que, atualmente, dispõem apenas de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
"Através de um desenho, ele demonstrou sua intenção de construir outro centro que atendesse às pessoas com necessidades especiais, uma vez que a APAE do município é muito pequena e não atende à demanda", reitera Zilma Carvalho.
Fonte: cidadeverde.com


VEJA O HISTÓRICO DE BENÉ POR ZILMA CARVALHO
Benedito Avelino Leal nasceu em Ipiranga do Piauí, no dia 15 de maio de 1962. É filho de João Avelino Fontes (in memorian) e Maria Geni da Conceição, tendo sete irmãos. Bené nasceu surdo, mas sua mãe só percebeu depois de muito tempo, ainda assim procurou recursos em São Paulo, Goiânia, mais nada foi suficiente para que ele conseguisse ouvir.
Bené é uma pessoa simples, humilde, trabalhador, calmo, verdadeiro, sensível e muito curioso. É muito sociável, amigo, gosta de participar das atividades públicas, grande torcedor de times, já foi juiz de futebol nos jogos da cidade.
Em 2002 um de seus irmãos sofria com problemas renais e ele presenciando tanto sofrimento, por decisão própria e de solidariedade, decidiu doar um rim afim de que amenizasse o sofrimento do irmão e determinado gesto foi de grande valia e alegria para toda família.
No ano de 1973, com nove anos de idade Bené inicia seus estudos na U. E. Monsenhor Lopes, onde concluiu o primeiro ano. Ficou muito tempo afastado da escola, não conhecia nada em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e nem mesmo conhecia seus direitos. Somente no ano de 2009 com o convite da professora Zilma Carvalho, Bené foi motivado a tomar gosto pela sua língua materna (libras).
Na escola ele é bastante preocupado com as atividades, sua curiosidade faz com que ele capite as coisas com muita facilidade, faz leitura labial.
Hoje ele está na 5ª etapa (9º Ano) e continua empenhado nos estudos e no trabalho. Consciente de seus direitos e deveres, ele ingressou na carreira política se candidatando a vereador no ano de 2012. Pelo que se tem conhecimento, Bené é o primeiro surdo do Brasil a concorrer a um cargo eletivo.
Comentários
0 Comentários

MAIS POPULARES

 
Top