CLICK IPIRANGA

CLICK IPIRANGA


A Unidade Escolar Dom Joaquim Rufino do Rego preparou um dia de atividades para serem apresentadas pelos alunos do Ensino médio na abertura das Olimpíadas de Língua Portuguesa, escrevendo o futuro 2012. Na parte da manhã, alunos das três séries (1º, 2º e 3º anos) apresentaram danças típicas, poesias de suas próprias autorias, dramatizações, discussões em mesa redonda, artigos de opinião e outras produções literárias. As apresentações continuarão para os alunos que estudam à noite.
Professores da escola estiveram presentes na organização, juntamente com os alunos – destacando-se as professoras de língua portuguesa Adriana, Leidiany –, funcionários e a gestão escolar.
“A abertura dessas olímpiadas de Língua Portuguesa tem como objetivo integrar os alunos da escola ao acontecimento, trazendo-os a vivenciar todas as formas de aprendizado, além de buscar a evidência dos vários potenciais literários que se tem dentro da escola”, falou Socorro Rego, coordenadora pedagógica.
Valorizando a interação das crianças e jovens com seu meio, a olimpíada adota o tema “O lugar onde vivo”. O aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento da sua cidadania.
Nesta 3º edição, os alunos concorrerão em quatro categorias, cada uma delas envolvendo dois anos escolares. No Ensino Médio serão trabalhadas as categorias crônica, no 1º ano, e artigo de opinião para o 2º e o 3º ano. Essas categorias serão trabalhadas pelos alunos e professores com oficinas desenvolvidas em sala de aula.
Várias premiações estão à espera das escolas e alunos finalistas. Os prêmios vão desde computadores, notebook, tablete, livros, projetor a medalhas para aqueles que se destacarem em suas produções literárias.
Embora esteja buscando evidenciar os potenciais literários dos alunos, a olimpíada não está em busca de talentos, mas tem o firme propósito de contribuir para a melhoria da escrita de todos. O importante é que os alunos cheguem ao final da sequência didática tendo aprendido a se comunicar com competência no gênero estudado. Isso contribui para que se tornem cidadãos mais bem preparados. 
Comentários
0 Comentários

MAIS POPULARES

 
Top