A Unidade Escolar Dom Joaquim Rufino do Rego preparou
um dia de atividades para serem apresentadas pelos alunos do Ensino médio na
abertura das Olimpíadas de Língua Portuguesa, escrevendo o futuro 2012. Na parte
da manhã, alunos das três séries (1º, 2º e 3º anos) apresentaram danças
típicas, poesias de suas próprias autorias, dramatizações, discussões em mesa
redonda, artigos de opinião e outras produções literárias. As apresentações
continuarão para os alunos que estudam à noite.
Professores da escola estiveram presentes na organização,
juntamente com os alunos – destacando-se as professoras de língua portuguesa
Adriana, Leidiany –, funcionários e a gestão escolar.
“A abertura dessas olímpiadas de Língua Portuguesa
tem como objetivo integrar os alunos da escola ao acontecimento, trazendo-os a
vivenciar todas as formas de aprendizado, além de buscar a evidência dos vários
potenciais literários que se tem dentro da escola”, falou Socorro Rego, coordenadora
pedagógica.
Valorizando a interação das crianças e jovens com seu
meio, a olimpíada adota o tema “O lugar onde vivo”. O aluno resgata histórias,
estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a
realidade, o que contribui para o desenvolvimento da sua cidadania.
Nesta 3º edição, os alunos concorrerão em quatro
categorias, cada uma delas envolvendo dois anos escolares. No Ensino Médio
serão trabalhadas as categorias crônica, no 1º ano, e artigo de opinião para o
2º e o 3º ano. Essas categorias serão trabalhadas pelos alunos e professores
com oficinas desenvolvidas em sala de aula.
Várias premiações estão à espera das escolas e alunos
finalistas. Os prêmios vão desde computadores, notebook, tablete, livros,
projetor a medalhas para aqueles que se destacarem em suas produções
literárias.
Embora esteja buscando evidenciar os potenciais
literários dos alunos, a olimpíada não está em busca de talentos, mas tem o
firme propósito de contribuir para a melhoria da escrita de todos. O importante
é que os alunos cheguem ao final da sequência didática tendo aprendido a se
comunicar com competência no gênero estudado. Isso contribui para que se tornem
cidadãos mais bem preparados.