CLICK IPIRANGA

CLICK IPIRANGA


Construída nos fundos da casa de Seu Martinho Aurélio, a “Humilde Residência”, casinha de taipa ou pau-a-pique é o retrato atual das casas de antigamente que eram construídas dessa forma e que foram, para muitos ipiranguenses, a maneira como viviam em tempos passados em suas propriedades rurais.
Neste caso, em especial, a ideia da realização deste espaço foi das irmãs, Graça, Josefa e Núbia, pensando em reviverem um pouco do que foi as suas infâncias na Serra Fava Preta onde vivenciaram a melhor parte de suas vidas, em contato direto com a natureza e em companhia de seus pais. “Hoje vivemos de forma diferente, mas não podemos esquecer as nossas origens onde os nossos pais iniciaram também a nossa educação; a humilde residência é a aparência do que foi o nosso primeiro lar”, relembra Zilminha.
João Ribeiro (in memorian), um dos irmãos das idealistas do projeto, foi o feitor e executor da obra.  “Ele dedicou-se de corpo e alma retirando cada pedra e varinhas pra confeccionar essa bela e humilde residência, só não sabíamos  que  ela ficaria tão marcante em nossos  pensamentos, pelo fato dele ter desfrutado tão pouco tempo de sua tão bela arte, sendo este o seu último trabalho realizado”, conta emocionada Zilma Carvalho. Flávio Ribeiro e Henrique Carvalho ajudaram João na construção da casa.
Este espaço retrata claramente os tempos passados desde a sua construção aos objetos ali expostos. Eram em casas assim que viviam muitos ipiranguenses.
A “humilde residência” foi inaugurada no dia da fogueira de São João (23 de julho) em homenagem especial aos genitores da família Martinho Neto de Carvalho e Evangelina Ribeiro de Carvalho, tendo a animação do sanfoneiro João Francisco e na companhia dos vizinhos e amigos. Agora  este rico espaço terá o prazer em receber visitas de alunos, comunidades e pessoas que queiram vivenciar um pouco dessa relíquia que retrata o passado dessa família. “Será um prazer imensurável explicar cada detalhe”, conta Zilma, convidando a todos para compartilharem com a família um pouco da história local.
Veja fotos da “Humilde Residência”:
Comentários
0 Comentários

MAIS POPULARES

 
Top