CLICK IPIRANGA

CLICK IPIRANGA

Açude em Furta-lhe a volta

Uma estiagem, por muitos nunca vista no município de Ipiranga do Piauí, assola a população que pena com uma possível falta de água, que inevitavelmente pode ocorrer, caso as chuvas não comecem a cair. O sol e o calor fortes fazem com que o consumo aumente e os reservatórios naturais comecem a sentir os efeitos da seca e sequem, faltando água inclusive para o consumo animal.
Em todo o município a situação é a mesma. Mas é em Furta-lhe a volta que se vê com mais clareza os efeitos devastadores que causa a falta de chuva: o açude que há mais de 50 anos é a fonte natural hidrográfica que sustenta a população animal de toda a região e mantém o clima agradável em seus arredores, com a incrível capacidade de resistência e que mantinha peixes em seu reservatório que eram usados também como uma fonte de renda e alimentação para a população local, está em estado deplorável de agonia.
“Quem viu este açude durante todos esses anos que, noite e dia, verão e inverno, poucas vezes baixava a água em seu sangrador e hoje vê o contraste incombinável com esta praça de fonte de vida, não acredita no que os olhos presenciam. É imensamente desolador o estado agonizante do açude de Furta-lhe a volta”, conta um vizinho do açude que hoje sofre os efeitos da ação mal planejada do homem contra a natureza.
A população também reclama que mesmo no estado que se encontra o açude, ainda tem gente mal intencionada que passa as noites e madrugadas com suas redes e tarrafas pescando os peixes que ainda não morreram e tentam se salvar da seca no último fio de água que resta no leito rachado do açude de Furta-lhe a volta.
Veja abaixo, fotos do atual estado do açude, feitas por Sabrina Borges.
Comentários
0 Comentários

MAIS POPULARES

 
Top